Aditivos Especiais – Parte 3

Além dos três tipos de aditivos – antiestático, condutivo e antimicrobiano – disponíveis, a Schioppa também conta em seu portfólio com outras duas soluções especiais que, apesar de não serem consideradas formalmente como aditivos, conferem às rodas e rodízios fabricados pela marca propriedades específicas utilizadas em determinados ambientes profissionais e industriais. Estamos falando das rodas produzidas em aço inoxidável 304 e do tratamento superficial zincado a fogo, que garantem proteção das peças contra a corrosão.

Em primeiro lugar, essas duas formulações se diferenciam pela forma de fabricação. Como os próprios nomes apontam, as primeiras rodas são inteiramente produzidas em aço inox enquanto a segunda categoria passa apenas pelo processo de zincagem por imersão a quente para obterem a capacidade protetiva contra corrosão. Essa diferença acarreta uma maior resistência por parte das peças em inox 304 na comparação com as zincadas a fogo.

Essa variação, no entanto, não afeta as aplicações das rodas. Ambas podem ser empregadas (e são fortemente recomendadas pela Schioppa) para clientes que pretendem fazer uso das peças em hospitais e fabricantes de equipamentos médico hospitalares, cozinhas industriais, indústrias alimentícias e farmacêuticas, entre outras. Em resumo, esses dois tipos de soluções oferecidas pela empresa devem ser aplicados em ambientes com umidade elevada ou que não podem sofrer a contaminação por oxidação.

Vale abordar de maneira mais aprofundada cada uma das peças citadas. O aço inoxidável é uma liga metálica que possui, entre outros elementos, no mínimo 10% de cromo em sua composição. Esse metal é o responsável por conceder às peças em inox, hoje em dia amplamente utilizado em panelas e outros utensílios domésticos, sua resistência à corrosão.

No caso específico do aço inoxidável 304, a liga metálica é constituída ainda por carbono, silício, manganês, fósforo, enxofre e níquel em pequenas proporções. Essa combinação dá ao material a possibilidade de resistir a temperaturas de até 920º C, sendo, portanto, capaz de ser implantada em indústrias siderúrgicas e outras onde ocorram processos de soldagem. Por fim, o inox 304 atende às especificações das Boas Práticas de Fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estando liberado para uso na indústria alimentícia e farmacêutica.

Por outro lado, a zincagem a fogo é um processo industrial no qual as rodas de ferro são mergulhadas em uma cuba com zinco fundido a uma temperatura de cerca de 450º C. Esse procedimento faz com que a peça receba um revestimento de zinco, que é o responsável pela propriedade anticorrosiva do objeto.

Além dessa camada exterior de zinco puro, outras camadas de ferro e zinco se formam até o metal-base no centro da roda. Na sequência, a peça ainda é resfriada para evitar a chamada corrosão branca, oxidação que afeta objetos recém-zincados que entram em contato com a umidade.

Em termos de durabilidade, as rodas em inox 304 têm resistência permanente à corrosão uma vez que o próprio material das peças não sofre oxidação. Por sua vez, a característica anticorrosiva das rodas zincadas a fogo perdura enquanto durar a cobertura de zinco. Assim, é a espessura dessa camada que determina sua vida útil, bem como o ambiente em que a roda será utilizada.