Laboratórios de Teste – Pt 2 | Conheça nossa máquina de teste de resistência a abrasão e condutividade estática!
As rodas e rodízios da Schioppa se destacam no mercado por diferentes razões: materiais selecionados, estrutura de produção moderna e adaptada às principais inovações da indústria, controle de qualidade de padrão internacional e por aí vai. Além disso, os produtos da marca se diferenciam no mercado também por conta das propriedades superiores que possuem. Entre elas estão a resistência ao desgaste e resistividade elétrica.
Para garantir que tais aspectos estão presentes em cada modelo, a Schioppa utiliza equipamentos especiais para realizar dois tipos de testes que efetuam a medição dessas propriedades. Com isso, é possível atestar as informações transmitidas aos clientes e permitir que cada roda e rodízio seja escolhido dentro dos padrões exigidos por cada empresa ou setor da economia atendido pela empresa. Tal medida também tem o objetivo de assegurar e manter a padronização dos produtos, impedindo que haja variação importante dos valores de uma peça para outra.
A primeira aferição é realizada para medir a resistência das rodas ao desgaste por abrasão, ou seja, o desgaste que a roda sofrerá proveniente do atrito com o piso ao longo do tempo. A meta desse teste é comparar a perda de material por desgaste por abrasão de amostras de rodas com diferentes tipos de revestimento.
Para isso, a roda é instalada em uma máquina que gira a uma determinada frequência. Ao longo do teste, que tem duração ajustada a partir do tipo de material da peça, a roda entra em contato com uma folha de lixa, que entra em fricção com o produto. Assim como o tempo, o material e a granulação da folha de lixa também são determinados com base no revestimento da peça e demais necessidades do ensaio identificadas pela equipe de testagem da Schioppa.
Outra propriedade medida pelos equipamentos de teste da empresa é a resistividade elétrica superficial. Como o nome diz, o objetivo dessa avaliação é conferir o valor da resistividade elétrica do material da roda, algo de extrema importância principalmente para peças que serão utilizadas em indústrias. Peças com bons índices nesse quesito garantem a integridade de operadores e aparelhos se houver descarga eletrostática.
Utilizando um aparelho portátil, os técnicos responsáveis pelos testes da companhia conseguem dimensionar a resistividade da roda em uma escala que vai de 103 a 1012 Ohm.quadrado, unidade de medida padrão para esse caso. Assim, o material da amostra pode ser classificado em três níveis: condutivo, estática dissipativo e isolante. Vale lembrar que a propriedade de condutividade de eletricidade estática pode ser obtida com o uso de aditivos específicos da Schioppa, cujas propriedades também pode ser medidas nesse teste.
Com essa dupla de aferições, a Schioppa se capacita a fornecer dados precisos aos seus clientes, comprovando a presença das características solicitadas nos pedidos de compra e garantindo um funcionamento ainda mais seguro de suas rodas e rodízios.