Laboratórios de Teste – Pt 1 | A importância dos testes de sistema de frenagem.

Os freios são uma das partes mais importantes de qualquer equipamento com rodas. São eles que garantem a segurança dos carrinhos. Seu bom funcionamento assegura que os trabalhos executados não coloquem em risco a integridade física de trabalhadores e de outros objetos no ambiente. Por outro lado, freios mal conservados ou que apresentem falhas provocam acidentes e lesões. Além disso, reduzem a produtividade dos colaboradores, ocasionando aumento de gastos e redução da margem de lucros de qualquer empresa.

Nesse sentido e levando em conta a prioridade dada pela Schioppa à qualidade de seus produtos, todos os sistemas de frenagem das rodas e rodízios fabricados em nossas instalações passam por diversos testes que confirmam e atestam seu funcionamento dentro das expectativas de alto desempenho que qualquer material da empresa possui. Para isso, contamos com máquinas de teste de padrão elevado que trabalham incessantemente para validar o funcionamento adequado dos freios presentes em nossos produtos.

Um dos equipamentos mais importantes nesse contexto é o responsável por realizar o teste de fadiga do sistema de frenagem. Através de um mecanismo automático, o pedal do freio do carrinho é acionado e destravado sucessivas vezes. O objetivo é simular o uso do sistema no dia a dia e observar se a repetição do acionamento do pedal ocasionará deformação permanente sobre as rodas.

No caso desse teste, as normas da Schioppa estabelecem a realização de 5 mil ciclos de frenagem para rodízios industriais e institucionais (aqueles utilizados, por exemplo, em lojas, estúdios e hotéis). Já para os rodízios de camas hospitalares com freio central, que utilizam a tecnologia exclusiva New Avantech, a orientação aponta para a execução de 10 mil repetições durante os testes. Em todos os equipamentos, preconiza-se a realização de 10 ciclos por minuto. Sendo assim, o teste pode levar até 16 horas para ser concluído.

Outro equipamento fundamental para validar a qualidade dos freios da Schioppa é o que testa a eficiência do sistema de frenagem. Com essa máquina, aplica-se uma força lateral sobre o rodízio no momento em que ele está com o freio acionado. A meta é determinar o desempenho do sistema, que será aprovado caso a roda não realize nenhum giro durante a aplicação da força.

Durante o teste, o carrinho está com a carga máxima suportada pelo rodízio e a força lateral é realizada durante 10 segundos. No entanto, assim como no teste de fadiga, a intensidade dessa força varia de acordo com o tipo de rodízio avaliado. Os rodízios voltados para camas hospitalares, mais uma vez, apresentam a maior exigência, com aplicação de força equivalente a 40% da capacidade de carga total.

Os rodízios institucionais vêm na sequência, com força lateral a 20% da carga. Já a força aplicada no teste sobre os rodízios industriais oscila dependendo da dureza da roda. Quando o material possui dureza inferior a 90 Shore A, a força corresponde a 15% da carga total. Esse valor cai para 10% em rodas com índice igual ou superior a 90 Shore A.

Há ainda outras análises dos sistemas de frenagem realizadas na fábrica da Schioppa. Porém, o objetivo é apenas um: garantir o funcionamento correto e seguro de todas as rodas e rodízios comercializadas pela empresa.