Aditivos Especiais – Parte 1

O catálogo de rodas e rodízios da Schioppa está voltado para o atendimento das necessidades de diferentes setores da indústria, como os ramos alimentício, moveleiro e automobilístico, e da economia, onde seus produtos são utilizados em diversos hotéis, clínicas e hospitais e para prestação de serviços aeroportuários.

Para ampliar sua gama de produtos e garantir o bom funcionamento de suas peças em todas as aplicações, a empresa conta, além de um rigoroso processo de controle de qualidade e inúmeras possibilidades de combinações de materiais e soluções, com um conjunto de aditivos que podem ser acrescentados às rodas para atender às exigências mais particulares de cada cliente.

Entre esses aditivos, destacam-se os que possuem características dissipativas. Como seu nome já diz, o objetivo deste tipo de aditivo é conferir às rodas produzidas a capacidade de conduzir a energia elétrica a fim de manter a integridade dos equipamentos e de seus operadores em caso de descargas eletrostáticas produzidas durante o transporte do objeto.

Dentro do grupo dos aditivos dissipativos, existem dois tipos distintos: Antiestático e Condutivo. A principal diferença entre eles diz respeito à resistividade elétrica. A resistividade é uma unidade de medida em ohms (Ω) que aponta a capacidade que determinado material possui de se opor a uma corrente elétrica. No caso dos aditivos da Schioppa, essa medição é feita com base no cálculo da resistividade superficial da peça.

Nesse contexto, o aditivo Condutivo possui menor resistividade superficial (abaixo de 105 Ohms por polegada) do que o aditivo Antiestático (entre 106 e 1011 Ohms/pol). Isso significa que os modelos condutivos permitem uma maior dissipação da eletricidade estática em comparação aos tipos antiestáticos oferecidos pela companhia.

No entanto, tal dado não representa uma importância maior de um aditivo ou outro. Pelo contrário, essa variação torna a série de produtos da Schioppa ainda mais versátil e possibilita que o atendimento a os clientes da empresa seja cada vez mais personalizado e feito sob medida. A diferença de resistividade garante mais opções de aplicação para os aditivos dissipativos de nossas rodas e rodízios.

Outra diferença importante entre os dois modelos é a sua forma de ação para prevenir os efeitos de descargas elétricas. O tipo Antiestático inibe a formação de cargas eletrostáticas a nível molecular, a partir da reação com radicais livres. Por outro lado, o aditivo Condutivo dissipa as correntes para evitar que a poeira e outros contaminantes se aglutinem às rodas e acabam por danificar os circuitos eletrônicos.

Por fim, há uma distinção estética entre as duas formas de aditivos dissipativos. Enquanto o modelo Antiestático pode ser encontrado em diferentes cores – sob consulta do cliente – as rodas com o aditivo Condutivo são fabricadas apenas na cor preta.

Em contrapartida, a qualidade as une, uma vez que ambas possuem durabilidade permanente, sem necessidade de renovação das capacidades da roda que possua um dos dois tipos de aditivo. Isso se deve ao rígido controle da Schioppa, que realiza a medição da resistividade ainda na linha de produção, garantindo a qualidade de cada uma das peças com propriedades dissipativas entregues aos seus clientes.