Confiança e Durabilidade

Garantir a qualidade de seus produtos é o objetivo número 1 da Schioppa. Produtos de qualidade significam maior eficiência de produção, altos níveis de satisfação e fidelização de clientes e aumento de ganhos para a empresa. Além disso, um bom controle de qualidade e o reconhecimento dos órgãos responsáveis pela avaliação da qualidade representam um melhor posicionamento da marca perante a concorrência e o mercado de uma maneira geral.

Para manter a alta qualidade de seus produtos, o que lhe rendeu o posto de maior fabricante de rodas e rodízios da América Latina, a Schioppa conta em seu organograma com a figura do Coordenador de Qualidade. A função deste profissional é planejar, agendar e realizar todos os testes necessários para que a linha de produção da empresa siga criando os melhores produtos do mercado com alto grau de confiabilidade e durabilidade.

Os testes começam ainda na fase de projeto. Na verdade, este é o momento mais crucial para a garantia da qualidade, uma vez que nesta etapa os ajustes podem ser feitos de maneira mais rápida e menos custosa pois a produção ainda não foi de fato iniciada. Aqui, o coordenador deverá reportar, aos profissionais apropriados, qualquer erro ou inconsistência o mais rápido possível a fim de garantir que as correções devidas sejam feitas prontamente, evitando perdas. Para isso, três tipos de testagens são realizadas.

Em primeiro lugar, testes dimensionais são feitos para conferir se as medidas do protótipo seguem as exigências do cliente e/ou que constam no projeto-base. Depois, passa-se aos testes funcionais por meio manual, onde o Coordenador de Qualidade avalia se as rodas estão funcionando conforme o esperado, sem travamento ou erro de movimentação. Por fim, o teste estrutural – realizado por meio de uma máquina de teste de engenharia – confirma, por exemplo, se a peça criada suporta o peso necessário ou se os encaixes estão adequados.

Com a aprovação em todas as avaliações iniciais, começa o processo de produção das rodas e rodízios. Ao longo da cadeia, o coordenador volta ao produto, desta vez para realizar inspeções de caráter dimensional e funcional. Esta medida tem como objetivo confirmar que os resultados dos testes preliminares se aplicam aos modelos em construção e que serão entregues aos clientes.

Eles também buscam verificar se os parâmetros determinados no projeto estão sendo seguidos para que não haja necessidade de refabricação dos produtos. As inspeções são realizadas periodicamente – e não apenas no final da produção – para evitar que a identificação de um erro faça com que todo o processo retorne à estaca zero.

Vale destacar ainda que os testes de qualidade realizados nas linhas de produção da Schioppa obedecem a todos os padrões e normas de qualidade estabelecidos no Brasil. Assim, é possível garantir que, além do nível de qualidade e expertise da marca, há mais de 60 anos no mercado, as rodas e rodízios fabricados em todas as instalações da empresa estão de acordo com as exigências das autoridades de inspeção de qualidade do país, trazendo segurança e confiança aos nossos clientes.