Selo de Qualidade ISO 9001

A busca incessante pela qualidade de produção exige o estabelecimento de padrões que balizem o trabalho das empresas. Para auxiliar neste processo e informar ao mercado sobre as companhias que possuem altos níveis de controle dos seus processos produtivos, a Organização Internacional para Padronização (ISO, na sigla em inglês) possui a certificação ISO 9001, criada em 1987 e atualizada periodicamente para incorporar as práticas industriais mais modernas.

Este certificado corresponde a um sistema de gestão que, através de uma série de normas técnicas a serem seguidas, atesta que uma empresa obedece às exigências mais rigorosas de controle da qualidade de seu processo de produção. Desde 2001, a Schioppa, empresa líder na América Latina em rodas e rodízios, possui a certificação ISO 9001, detida por cerca de 1 milhão de companhias ao redor do mundo.

No Brasil, a conquista deste selo passa pela realização de uma auditoria externa promovida por uma empresa autorizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A certificação precisa ser renovada a cada três anos e todas as vezes que passou por esta avaliação a Schioppa conseguiu recertificar o seu atestado de qualidade de produção. Este ano, uma nova auditoria será realizada para confirmar novamente o certificado da companhia.

Obter a certificação ISO 9001 traz um conjunto de benefícios e vantagens competitivas à empresa. Em primeiro lugar, seguir todos os requisitos da norma permite que a Schioppa eleve continuamente sua capacidade de produção sem descuidar da qualidade e de todos os demais processos envolvidos na fabricação das rodas e rodízios.

Além disso, o padrão ISO 9001 tem como objetivos principais a otimização de recursos e o consequente ganho de lucratividade. Para obter e manter o selo a cada nova inspeção, a empresa precisa mapear, documentar e executar todos os seus processos exatamente como planejou. Além da economia nos custos, tal postura gera aumento da produtividade e eleva o nível de satisfação dos clientes.

Outro benefício importante diz respeito ao efeito que a certificação gera em toda a cadeia produtiva uma vez que uma companhia que possui o selo precisa comprar matéria-prima apenas de fornecedores que também detêm a certificação, o que a longo prazo aumenta o nível geral de qualidade do setor.

Na outra ponta da cadeia, empresas que tenham o reconhecimento ISO 9001 estão mais propensas a fecharem contratos com clientes, pois este atestado traz maior confiabilidade à marca, bem como melhora sua posição perante o público e o mercado. Além disso, companhias de setores atendidos pela Schioppa que também possuem o selo ISO 9001 deverão também comprar de empresas com a certificação, reduzindo a concorrência a um grupo mais seleto de marcas.

Em linhas gerais, podemos concluir que a obtenção da certificação ISO 9001 é um passo fundamental para qualquer empresa que deseja crescer de maneira sustentável e angariar fatias cada vez maiores do seu mercado sem perder a capacidade de gestão. Ela também aponta ao mercado que a Schioppa cumpre com seus valores de melhoria contínua de qualidade e alta confiabilidade de seus produtos.